A consolidação do mercado mobile potencializou o livre acesso aos conteúdos disponíveis por streaming. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, o consumo da música por smartphones já representa 69% do mercado no Brasil. “Não é preciso muito para constatar o poder e a capacidade de influência deste meio. Se estiver com
dúvida, basta observar as pessoas ao seu redor, a grande maioria estará com um fone de ouvido, o que é uma oportunidade única para os anunciantes entregarem sua mensagem.“, afirma John deTar, CEO da ROIx.

Visando oferecer novas possibilidades para as agências e os anunciantes impactarem esta audiência com a eficiência programática do digital, a ROIx – empresa, especializada na gestão de audiência online – lançou para o mercado o AUDIOx, única plataforma de áudio que oferece uma camada de dados proprietários. Agora, a empresa, além de en
tregar vídeo com a plataforma TVxtender e display advertising, também distribui spots publicitários na internet para um target altamente preciso.

Sócios da ROIx da esquerda para direita: Ricardo Marques, Guilherme Soter, Raphael Klein e John deTar.
Sócios da ROIx da esquerda para direita: Ricardo Marques, Guilherme Soter, Raphael Klein e John deTar.

Para Guilherme Soter, CFO da ROIx, este é um ambiente novo, que vem crescendo muito rápido, com grande potencial para marcas criarem um diálogo com os seus consumidores. “Imagine falar com o seu target, segmentado por gênero, idade, classe social, incluindo informações sobre o comportamento de navegação, nos aplicativos de música mais famosos do mercado? Esta é a proposta do AUDIOx.”

 

Por que escolher o AUDIOx?

O produto se utiliza da camada de dados proprietários da ROIx, reconhecida no mercado pelas taxas mais precisas de entregas no target, para alcançar os usuários com hábito de consumir música pela internet”.

Com a plataforma, as marcas podem impactar os usuários com spots de 15 e 30 segundos no desktop e no mobile, sendo que, no primeiro caso, a veiculação só é cobrada com a execução completa do áudio (CPCL). Além disso, os profissionais de mídia e marketing têm a opção de segmentar a audiência por localização, faixa horária, dados demográficos e comportamentais.

“Nos spots de 30 segundos, a cobrança é feita se o usuário chegar até a metade do conteúdo, pois na nossa visão é um tempo enorme para se falar com o consumidor, uma vez que você está conversando com ele ao pé do ouvido, literalmente”, frisa John.

Outro diferencial é seu inventário com mais de 170 players, entre as principais rádios web e os maiores aplicativos de música do Brasil e do mundo, o que fez o produto já nascer como a maior solução de áudio programático por streaming do mercado brasileiro.

De acordo com Sergio Kligin, Head of Sales da ROIx, a plataforma é ideal para o melhor aproveitamento da complementaridade das mídias, pois é possível impactar os usuários engajados com o spot no mobile também em outros dispositivos, ambientes e formatos.

“Com o AUDIOx os anunciantes podem criar estratégias de retargeting cross-device e cross-channel, por exemplo, veicular seu spot para uma audiência específica (Homens – Classe AB – 30 anos), impactando-os de forma diferenciada também em vídeo e display”, pontua Kligin.
Tudo isso só é executável por conta da tecnologia Single ID ROIx, que identifica os usuários por meio da coleta de dados no ambiente online, monta as audiências requeridas e entrega a publicidade nos canais por meio de DSPs parceiras.

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Além de impactar a audiência correta, nos melhores horários e em qualquer dispositivo, a tecnologia realiza a entrega personalizada para os consumidores com mensagens distintas em cada um de seus dispositivos.  Sendo assim, é possível veicular campanhas com frequência combinada, definindo quantas vezes a mensagem será exposta em
cada device.

Elenice Galera, Head of Media & Intelligence da ROIx, explica: “Por exemplo, uma marca pode definir que cada usuário irá receber três mensagens em áudio e mais duas mensagens em vídeo para complementar a mensagem anterior”.

Mercado animado com a novidade

A grande aceitação comprovou o potencial da plataforma. Logo no lançamento, as cotas fundadoras disponibilizadas foram rapidamente comercializadas para clientes, como SalveTribal, Grupo Petrópolis, TIME FOR FUN, entre outras empresas líderes em seus segmentos.

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De acordo com o CEO da ROIx, o produto teve uma adoção mais rápida do que qualquer outro que a empresa lançou até hoje. “Acreditamos que o AUDIOx é a melhor execução de publicidade para mobile, pois é um formato nativo digital que faz parte do cotidiano das pessoas. Com isso e o crescimento da publicidade móvel, acreditamos que ele pode ser tão grande quanto o nosso produto de vídeo, TVxtender, nos próximos 6 meses”, afirma.

Para Ricardo Marques, CMO da ROIx,  a música sempre foi um canal utilizado pelos anunciantes, seja com a criação de jingles ou spots, pois atinge diretamente o emocional do consumidor. “O mercado quer soluções que possibilitem extrair o máximo proveito dos aplicativos de música e estabeleçam uma conexão para gerar uma boa experiência de
marca. O AUDIOx oferece tudo isso atrelando tecnologia com a nossa especialidade em gerenciamento de dados”.

Time ROIx comemorando o lançamento da plataforma.
Time ROIx comemorando o lançamento da plataforma.

Já Guilherme Soter, afirma que o mercado gostou da novidade porque a plataforma é complementar às outras mídias. “Cada vez mais, o mercado quer ver soluções que tenham a capacidade de entender qualquer ambiente e entregar a mensagem para a audiência correta, sem correr o risco de ser invasivo”.

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Camada de dados

Há mais de seis anos no mercado de Big Data, a ROIx opera em duas grandes frentes: na gestão de dados comportamentais dos usuários da internet e ativação dos mesmos via mídia programática. Com essa expertise, a empresa construiu uma DMP que hoje possui mais de 108 milhões de usuários únicos e permite que as marcas veiculem suas campanhas com foco no target por meio de um inventário de qualidade.

“Sempre acreditamos que quanto mais dados probabilísticos combinados com dados reais sua empresa possuir, melhor serão seus resultados. Muito se fala a respeito de quanto a mídia programática pode ser invasiva, mas o que a torna invasiva não são os dados, mas sim a entrega em um formato incorreto, em um momento indesejado, ou com um criativo inadequado para um determinado público-alvo”, comenta deTar.

A nova plataforma AUDIOx tem todo o suporte da área de Inteligência de Mídia da ROIx, criada a partir da fusão dos setores de mídia e BI. “Quando falamos em mídia digital, principalmente programática, precisamos trabalhar dados com o maior nível de aprofundamento possível para os nossos clientes. Por isso, contamos com profissionais de Media Intelligence para gerar relatórios de performance e entrega, garantindo resultados melhores”, afirma Elenice Galera, Head of Media & Intelligence da ROIx.

De acordo com a executiva, um dos principais diferenciais é que a empresa nasceu com o core em tecnologia e se especializou em fazer clusters, com base na navegação dos usuários. “É possível personalizar uma campanha por meio de informações demográficas como sexo, faixa etária e classe social, além de fazer um corte por comportamento. Dessa forma, conseguimos uma radiografia que permite criar campanhas direcionadas para as pessoas certas”, diz.

 

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