A internet comercial começou no Brasil em 1995. Desde então, José Luiz Martins, Rodrigo Telles e Bernardo Sartori, sócios da agência digital Hub Comm, já haviam iniciado a incursão de marcas no mundo digital. Enquanto o país começava a entender a conectividade, com acesso a e-mails, o uso do browser e serviços tradicionais, a primeira tarefa deles tinha como foco construir a presença online de grandes empresas. Companhias como Philips, Intel, GM, IBM, Peugeot, Oracle, Jeep, entre outras, fizeram parte do portfólio de clientes da agência no início da era da Internet.

A segunda onda da Internet, a partir de 2004, foi a criação de branding das marcas no universo online. “Precisávamos pensar qual seria o posicionamento digital das marcas”, conta José Luiz Martins, sócio e diretor de Planejamento da Hub Comm. Foi assim que nasceu o case da Oi. A marca nasceu primeiro no mundo digital há mais de 15 anos. “Primeiro criamos o posicionamento de branding que nasceu no online e só depois a marca passou a se posicionar no universo off-line. Até hoje a marca segue o mesmo branding do início”, diz.

Além da Oi, também contaram com a experiência de marcas como Veja, com o reposicionamento online da revista, Ipiranga, Abril Educação e Yamaha, que é cliente da agência até hoje. “Para a Veja, focamos no que a revista tinha como essência: a notícia em detalhe. Em seis meses, conseguimos triplicar a quantidade de acesso e ajudamos o negócio online da revista se tornar mais rentável”, afirma Martins.

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A partir do ano de 2008 até 2010, o foco das empresas mudou com a evolução da Internet. Nesta época, o e-business ganha força. A Hub Comm também acompanhou mais essa evolução. Começaram a nascer os grandes e-commerce no Brasil. A agência criou alguns dos mais importantes para Cosac Naify, Renner, Farm (loja carioca de roupas femininas), Redley, Lucy in the Sky, Vide Bula, Outer, entre outros.

Agora, vivemos a era da Internet Social. Facebook, Twiter, Instagram, Periscope, Snap Chat, WhatsApp e muitas outras redes sociais que virão dominaram a atenção dos internautas brasileiros nos últimos anos. Apenas o Facebook conta com 96 milhões de brasileiros ativos por mês. Naturalmente, desde 2008, as marcas começaram a se preocupar com as redes sociais, para se comunicar melhor, estar presente, atender o cliente e estabelecer um relacionamento com os consumidores no universo online. Marcas como Peugeot, Canal E! e Yamaha se posicionaram desde o início com a ajuda da Hub Comm.

Hoje, o principal desafio das marcas é estar conectado o tempo todo. Não basta mais ter apenas um bom site ou estar presente nas redes sociais. “Esse é o principal desafio dos gestores de marketing. É preciso pensar a estratégia como um todo, presença online, branding, redes sociais e e-business. Essa é a evolução. Tudo conectado o tempo todo”, explica Bernardo Sartori, sócio e diretor de Operações da Hub Comm. Para isso, mais do que nunca o marketing necessita priorizar a geração de negócios e a tomada de decisões baseadas em interpretação de métricas, entendimento do mercado e inovação na criação de estratégias de comunicação.

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Yamaha, Cannon, Peugeot, Even e CosacNaify são alguns dos clientes da Hub Comm

Por isso, a gestão dos diversos pontos de contatos com os consumidores é vital — busca orgânica, mídia, e-mail marketing, BTL, CRM, Redes Sociais, Revista, TV e Jornal. Todos os pontos de contato são fundamentais para o negócio, assim como a gestão de geração de negócios, que envolve áreas como e-commerce, Big Data, CRM, intenção de compra, Branding Awareness, vendas off-line.

Para tornar tudo isso possível, a Hub Comm criou um processo de trabalho detalhado que foca nos resultados dos negócios. Planejamento estratégico, projeto e criação, implementação, gestão de redes sociais, marketing digital e mensuração. Tudo em um só fornecedor. Marcas como Canon, Yamaha, Canal E!, Abril Educação, Cosac Naify, CredSystem, Lucy in the Sky, Peugeot, Even, entre outras, utilizam o processo da Hub Comm para conseguir alavancar vendas e melhorar o relacionamento com os consumidores.

A história da Hub Comm, hoje, se mistura com a própria história da Internet no Brasil. Ao longo dos anos, a agência desenvolveu centenas de projetos para os mais variados segmentos de mercado, proporcionando ao time uma enorme experiência com Marketing Digital, acompanhando todas as evoluções do universo online. “A Internet é hoje um organismo onipresente do qual todas as pessoas e empresas dependem, onde absolutamente tudo é consultado, comprado, pesquisado e resolvido. Por isso, reunimos todas as disciplinas que podem atuar de forma completa no digital, mensurando os resultados e fazendo uma atualização em tem tempo real para melhorar as campanhas dos clientes”, afirma Martins.

Atuação 360°

Para o lançamento de um novo produto no Brasil, um dos clientes da Hub Comm conseguiu integrar todos os passos do marketing digital, tornando a comunicação 360º. A Hub Comm, agência responsável por planejar, executar e mensurar ações de comunicação da marca no ambiente digital, também desenvolveu toda a estratégia de divulgação do novo modelo na internet e para um evento do setor.

Para a divulgação, o foco foi trabalhar com mídia programática, buscando alavancar leads, que era o principal objetivo da campanha de performance. O planejamento funcionou identificando o comportamento do consumidor e os pontos de contato no qual eles procuram por informações sobre o novo produto. “Nosso desafio é entender o produto, o perfil do consumidor, o cluster a qual pertence, para assim selecionar os canais de mídia e distribuir a verba de forma otimizada, buscando o maior retorno possível sobre o investimento, analisando as métricas e reagindo em tempo real”, explica Rodrigo Telles, sócio e diretor de criação da Hub Comm.

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Info Gráficos: A Hub Comm trabalha com foco na gestão dos pontos de contato dos consumidores e geração de negócios para garantir uma maior eficiência nos investimentos

Para fazer a cobertura do evento do setor, a agência também atuou na produção de textos para serem publicados em sites especializados e no conteúdo para os perfis da marca em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, com a produção de fotos, vídeos, agenda e acontecimentos em tempo real. Ao traçar os perfis dos fãs da marca durante o evento por meio destas ferramentas, a Hub Comm viabilizou um maior retorno de intenção de compra, o que auxilia o anunciante na hora de descrever e interpretar os diferentes públicos.

O lançamento do produto já está gerando uma grande expectativa de vendas pela repercussão das ações digitais. “Com ações como essa, percebemos que o Marketing Digital e a Mídia Programática podem fazer toda a diferença em uma campanha quando as ações são bem planejadas e executadas”, afirma José Luiz Martins.

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