Mais de cem milhões de brasileiros estão conectados à internet e cerca de 80% deles usam redes sociais. São milhares de consumidores que buscam informações e preços de produtos, a qualquer hora e em todos os lugares. Isso porque o uso de dispositivos móveis também cresce rapidamente no País. São mais de 280 milhões de celulares, o que coloca o Brasil em quarto lugar entre os países com maior utilização de dispositivos móveis. Esse mundo cada vez mais conectado, social e móvel impacta diretamente marcas, produtos e empresas.
Nesse contexto de aumento da demanda por agências especializadas em marketing digital, a ESV Digital, que conta com a matriz em Paris, chegou ao Brasil em 2014 com a aquisição da Adtrade, startup brasileira especializada em veiculação de campanhas de Display RTB. O grupo francês, que já possui nove escritórios com operações em mais de 20 países, escolheu o País para ampliar sua atuação na América Latina. A ESV faz parte do mercado de publicidade online, atuando principalmente em Paid Search, com tecnologia e plataforma próprias, e gerenciando anualmente mais de R$ 1 bilhão em links patrocinados.
A aquisição da Adtrade estava alinhada à estratégia de aumentar o escopo de atuação no Brasil. Com o negócio, a agência passou a oferecer o mesmo pacote disponível para os clientes em outros países. A experiência da Adtrade em Real Time Bidding complementa o portfólio de serviços da ESV Digital na região. A agência atua em três frentes: data analytics, consultoria e marketing digital. “Nós somos um grupo internacional que conta com experts em todas as áreas das estratégias digitais. Realizamos trabalhos em grandes clientes, com serviços voltados para desenvolvimento de performance, com o uso de tecnologias de ponta”, explica Robson Del Fiol, CEO da ESV Digital Brasil.
São mais de 200 experts em marketing digital trabalhando no grupo em todo o mundo para atender mais de 250 clientes. Entre os clientes internacionais estão Canal+, ToysRus, Philips, Leica, Smartbox, entre outros. No Brasil, são 20 funcionários que atendem clientes como Kroton, Anhanguera, Atlantica Hotels, MSC Cruzeiros, Multiplus Fidelidade, Proteste, Linx, Endeavor, Flores Online, BankFácil, Geekie, entre outros.
A cultura internacional da empresa já está completamente adaptada a realidade local. “Fazemos um alinhamento estratégico com os clientes e remuneramos o time pelo sucesso do trabalho. Isso gera um clima positivo na equipe”, afirma Del Fiol. Os objetivos traçados em conjunto com os clientes são quantificados. A partir disso, são utilizados dentro do plano de remuneração variável dos funcionários.
O time da ESV conta com formação nas áreas de exatas, como as engenharias. Na agência, os profissionais são treinados na área de marketing. “Criamos uma nova profissão com uma formação específica para o nosso mercado que é o engenheiro de marketing. Isso porque as empresas podem copiar tudo menos pessoas. Por isso, investimos em uma formação única, com um time que tem competência e experiência na área de exatas que passam a entender também de marketing”, explica Del Fiol.
Atualmente, a ESV trabalha com clientes nos três estágios de amadurecimento digital — empresas já digitalizadas, como e-commerce, para ajudar no aumento da eficiência; as que estão em processo de digitalização com dificuldades em conseguir performance; e as que ainda não pensaram sobre os benefícios do digital realizando toda a estratégia para iniciar o processo de digitalização da empresa.
No ano passado, a campanha de conteúdo digital para promover a série de TV “Truth Terror” desenvolvida pela ESV Digital para o Canal + ganhou 2 prêmios. A Gold Award para o “Website Immersive” na categoria Canal/Estação/Plataforma e a Silver Award na categoria “Uso do programa de mídia social”. A ESV Digital desenvolveu uma campanha que combina website transversal, páginas do Facebook e Twitter, bem como um lançamento sem precedentes da blogosfera.
Histórico da Empresa
Com nove escritórios e presença em mais de 20 países, a ESV Digital é uma empresa francesa fundada em 2004 por Stanislas di Vittorio e Olivier Moustacakis. O grupo conta com mais de 200 funcionários, 250 clientes e mais de R$ 1 bilhão de orçamento de marketing. A ESV chegou no Brasil em 2014 com a aquisição da Adtrade, agência local fundada por Robson Del Fiol e seus sócios. Com a aquisição, a ESV Brasil passou a ter 20 funcionários e 24 anunciantes.
Expertise em todas as etapas do Marketing Digital
A ESV conta com uma equipe com alto nível de conhecimento técnico, intelectual, criativo e, sobretudo, com experiência em cada ciclo vital do marketing digital para transformar a forma como a marca vende e se relaciona com o seu público — otimização, redes sociais, branding, campanhas de vídeo, performance display, entre outras. Para isso, a agência conta com tecnologia de última geração, algumas proprietárias. “Com uma tecnologia de ponta é possível prever as movimentações do seu potencial cliente, antecipando-se às suas dúvidas e necessidades como consumidor no mundo digital”, afirma Del Fiol.
Para automatização e otimização de campanhas de Pay-Per-Click, a ESV conta com a ESV SEM Platform. Desenvolvida pela ESV França desde 2004, a plataforma de criação e otimização de campanhas de search marketing vem evoluindo junto com os principais buscadores do mercado e se consolidou com um conjunto de soluções para anunciantes por anúncios de texto em buscadores. Além dos links patrocinados a plataforma também faz o tracking, atribuição, product feeds e analytics.
Lançada em 2015 no Brasil, a plataforma ESV Multichannel & Atribution Platform foi desenvolvida pela ESV Digital em 2012 com base nas necessidades do mercado. A ferramenta permite a medida objetiva e global do desempenho da totalidade dos canais de marketing, sejam eles de branding ou performance, com base em uma pura análise estatística ad-centric e site-centric. Dessa forma, é possível dividir as conversões entre diferentes meios de comunicação — por exemplo, 30% para SEO, 50% para exibir e 20% para social — tornando a atribuição muito mais confiável.
Os principais serviços da ESV são focados em marketing de performance, branding, data analytics e estúdio. Em marketing de performance, agência é especializada em Paid Search, com uma estrutura de campanhas robusta e eficiente, que leva em conta as especificidades do negócio do cliente, as praças que a empresa atua, os produtos que ela vende e seus objetivos estratégicos.
Também utiliza mídia programática e RTB – Real Time Bidding via Google DoubleClick, para criar campanhas de display automatizadas com rotação de criativos e várias opções de segmentação e otimizadas por click ou por CPA. No Brasil, as redes sociais têm um papel fundamental na comunicação, por isso a ESV Digital utiliza as melhores técnicas de ativação, retenção e conversão de tráfego por meio do engajamento entre usuários e marcas nas principais redes sociais.
Na área de estúdio, a ESV desenvolve websites, banners e apps mobile. Os websites são pensados para construir uma experiência de uso com reconhecimento de marca, focando em transformar a maneira como os visitantes interagem com as marcas. O objetivo é facilitar a navegação, aumentar o engajamento e construir uma presença digital. A agência desenvolve também banners para atrair a atenção dos usuários por meio de design e call-to-action, levando em conta cada especificidade de cada veículo e cada device.
Em um mundo cada dia mais móvel, o desenvolvimento de aplicativos mobile precisa fazer parte da estratégia das empresas. Por isso, a agência desenvolve a conceituação e criação de aplicativos nativos para as plataformas iOS, Android e Windows Phone, com foco em design, usabilidade e performance.
Os principais serviços da ESV são focados em marketing de performance, branding, data analytics e estúdio. Em marketing de performance, agência é especializada em Paid Search, com uma estrutura de campanhas robusta e eficiente, que leva em conta as especificidades do negócio do cliente, as praças que a empresa atua, os produtos que ela vende e seus objetivos estratégicos.
Também utiliza mídia programática e RTB – Real Time Bidding via Google DoubleClick, para criar campanhas de display automatizadas com rotação de criativos e várias opções de segmentação e otimizadas por click ou por CPA. No Brasil, as redes sociais têm um papel fundamental na comunicação, por isso a ESV Digital utiliza as melhores técnicas de ativação, retenção e conversão de tráfego por meio do engajamento entre usuários e marcas nas principais redes sociais.
Na área de estúdio, a ESV desenvolve websites, banners e apps mobile. Os websites são pensados para construir uma experiência de uso com reconhecimento de marca, focando em transformar a maneira como os visitantes interagem com as marcas. O objetivo é facilitar a navegação, aumentar o engajamento e construir uma presença digital. A agência desenvolve também banners para atrair a atenção dos usuários por meio de design e call-to-action, levando em conta cada especificidade de cada veículo e cada device.
Em um mundo cada dia mais móvel, o desenvolvimento de aplicativos mobile precisa fazer parte da estratégia das empresas. Por isso, a agência desenvolve a conceituação e criação de aplicativos nativos para as plataformas iOS, Android e Windows Phone, com foco em design, usabilidade e performance.
Com foco em branding, a ESV utiliza content marketing para definir a estratégia ideal para cada empresa com produtos complexos. A partir disso, é desenvolvida uma comunicação unificada com conteúdo exclusivo para ser utilizado na conquista e retenção de clientes. O CRM é outro pilar da estratégia. “Ajudamos nossos clientes a definir e implementar uma estratégia de relacionamento com os consumidores por meio de coleta e análise de dados, buscando a geração de resultados e a fidelização do Cliente”, explica Del Fiol.
A agência também trabalha a mídia tradicional, com o tráfego gerado pelos portais, que ainda é muito importante para as marcas. A ESV utiliza o Google DFA (ad Server) para fazer a entrega e acompanhamento dos resultados das campanhas de mídia tradicional dos clientes.
Tudo isso, usando data analytics para avaliar e acompanhar o comportamento dos consumidores. Com o A/B testing, são realizados testes do comportamento dos visitantes ao navegar pelos diferentes elementos do website e de acordo com o resultado de cada elemento do design, é possível obter valiosos insights para otimizar a interface e usabilidade buscando um impacto positivo na taxa de conversão.
Com web analytics, por meio da coleta e análise de dados do tráfego dos usuários nas páginas do website dos clientes, a ESV compreende as “personas” e como elas se comportam. A agência também realiza uma análise detalhada dos canais de comunicação digitais e todas campanhas para identificar os gargalos de desempenho, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do plano de mídia digital dos clientes.
Case Flores Online
Uma empresa já consolidada no mercado precisa de um investimento certeiro em divulgação para continuar crescendo. Criada em 1998, a Flores Online (www.floresonline.com.br) é pioneira e uma das líderes do mercado online de flores, arranjos e presentes acessórios como chocolates, pelúcias e vinhos. Com uma nova estratégia de marketing digital, a loja virtual aumentou o número de pedidos em 17% em um ano.
A estratégia desenhada pela ESV Digital consolidou a presença da marca entre os consumidores que já mostraram interesse na empresa. A nova abordagem também possibilitou a expansão da Flores Online por outras praças do País a partir do melhor aproveitamento das campanhas regionais. Com foco de atuação no estado de São Paulo, nos últimos meses a empresa ampliou em 36% as vendas para outras regiões do Brasil. No último ano, teve aumento de 17% dos pedidos.
“Quando calculamos o retorno sobre o investimento, o ROI, notamos que gastamos menos dinheiro e obtivemos resultados melhores”, explica Renan de Paula, analista de marketing do e-commerce. Até agora, segundo ele, a ESV superou todas as metas traçadas. Para 2015, a meta da Flores Online é atingir faturamento de R$ 40 milhões. “A ESV é um dos principais canais para atingirmos esse objetivo e, se continuarmos nesse ritmo, vamos conseguir.”
Toys R Us: campanha internacional
A Toys R Us possui 1,5 mil lojas físicas no mundo e é também uma grande varejista online, estando presente em 12 países. A Toys R Us iniciou sua parceria com a ESV Digital na França, buscando otimizar seus resultados de busca (SEO) no País. Com uma grande variedade de produtos, desde brinquedos mais vendidos até itens voltados a cuidados pessoais para bebês, a indexação da Toys R Us em busca paga é desafiada constantemente por uma forte e crescente concorrência em palavras-chave.
A Toys R Us buscava maximizar seu retorno sobre investimento (ROI) e minimizar seu Custo por Clique (CPC), expondo sua variedade de produtos a clientes potenciais através do Google e do Bing. A ESV possui anos de experiência trabalhando com varejistas online e propôs a solução de product feed dentro do Google e do Bing visando maximizar a exposição de marca e ROI. O projeto teve início com testes de categorias de produtos, o que permitiu identificar quais palavras-chave, com o menor CPC, geravam mais tráfego.
Após o período de teste, foi identificado que os produtos mais vendidos e as marcas mais conhecidas geravam mais tráfego para a campanha. Por outro lado, as melhores palavras-chave em termos de resultados eram frequentemente mais caras, implicando em um aumento no valor do CPC. O foco em palavras-chave específicas possibilitou diminuir o CPC, aumentar o ROI e um consequente alto volume de tráfego.
Com product feed, foi possível promover apenas produtos disponíveis em estoque, aumentando assim a probabilidade de conversão. Com o projeto, foi possível diminuir o CPC em 30%, conquistar um aumento significativo na taxa de conversão e aumento de vendas em 879%. Atualmente, o ROI das campanhas de product feed já é duas vezes maior que o definido na meta inicial.
Kroton aposta em marketing digital para impulsionar marcas
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a Kroton, uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil e do mundo, contratou a ESV Digital para reforçar sua presença online e ficar cada vez mais próxima de seu público, os estudantes. A parceria rendeu resultados acima do esperado. Além disso, uma ação específica, direcionada aos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) elevou a taxa de inscritos em 132%.
Detentora de marcas como: Anhanguera, Fama, Pitágoras, LFG, Uniasselvi, Unic, Unime e Unopar, a Kroton apostou no Facebook Ads, Adwords, Display RTB e Remarketing, focando na otimização dos principais canais e na busca por inovações promissoras. As campanhas foram separadas em regiões, por meio de geolocalização, com base nos polos.
Segundo o gerente de estratégia de mídia da Kroton, Daniel Narcizo Pereira, considerando que a empresa está inserida num mercado de competição crescente, com um público cada vez mais atuante, o investimento em marketing digital se torna algo vital para dialogar com o target. “Com certeza, vamos continuar apostando nessa área e nos aprofundando cada vez mais em ferramentas que nos permitam ser mais assertivos e eficientes. Temos conseguido ótimos resultados, mas esse é um mercado muito dinâmico e é preciso ficar atento para não perder nenhuma oportunidade”, afirma.