Não é novidade que o marketing online convencional não responde mais às necessidades dos gestores de marca. As pessoas têm acesso à informação a todo momento e em qualquer lugar. Tudo acessível na palma da mão. Portanto, está cada dia mais difícil se destacar em meio aos milhares de informações aos quais os consumidores são expostos diariamente. Em meio a tanta informação, os consumidores estão cada vez mais avessos às interrupções que fujam ao contexto do que eles procuram. Prova disso é o crescimento de ad blockers que no período de 2014 a 2015, aumentou 48% entre a população americana. Outra evidência é a queda significativa do CTR em banners e formatos tradicionais de mídia online.

Diante dessa mudança de comportamento do consumidor, o marketing de conteúdo apareceu como uma nova solução dentro do mercado de comunicação. Seja como native ads, branded content, content marketing ou até mesmo publieditorial. Essa ferramenta tem se tornado cada vez mais fundamental e presente nas campanhas publicitárias de marcas, em praticamente todos os setores da economia.

Portanto, é fundamental entender o que é marketing de conteúdo e como utilizar as aplicações disponíveis no mercado, para alcançar os resultados que o marketing convencional não está sendo mais capaz de entregar.

Mas afinal, o que é content marketing ou marketing de conteúdo?

01É a técnica de criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair e engajar os consumidores e atingir os resultados de negócio. Conteúdo pode ser produzido de muitas formas — vídeos, blogs, podcasts, livros, boletins informativos, posts em mídia social e muito mais. Ao publicar um conteúdo útil, relevante e envolvente e entregá-lo para o público certo, no lugar e no tempo adequados, garante-se que a marca ganhe diferencial competitivo diante de seus concorrentes e se torne uma fonte confiável de informação.

Hoje, mais do que nunca, as empresas estão se esforçando para produzir conteúdo relevante. Algumas inclusive dedicam novas equipes para atender demandas de consumo e investem no monitoramento de métricas de desempenho. Mas isso não é o suficiente para garantir o sucesso da estratégia. Além de produzir conteúdo de qualidade, é preciso também ter uma estratégia para a distribuição da sua mensagem.

Outbrain: do mundo para o Brasil

Nesse contexto, a Outbrain, que acaba de comemorar 10 anos de operação no mercado mundial, tem um grande diferencial competitivo. Com sede em Nova York e um centro de desenvolvimento tecnológico em Israel, a empresa possui 17 escritórios ao redor do mundo, mais de 600 funcionários e parcerias com publishers e anunciantes em mais de 50 países, incluindo EUA, Reino Unido, França, Brasil, Índia e Japão.

A empresa é uma plataforma de recomendação de conteúdo online que utiliza mais de 50 algoritmos trabalhando coletivamente para determinar o conteúdo mais relevante para cada usuário, de forma totalmente personalizada.

Para realizar essas recomendações, a Outbrain criou uma rede estabelecendo parcerias com os principais publishers do mundo. Mensalmente a audiência global chega a 557 milhões de usuários únicos, de acordo com dados da comScore.

02No Brasil a empresa possui acordo com os publishers premiums do mercado e atinge mais de 44 milhões de unique visitors por mês – um alcance de mais de 56% do mercado. Para este segmento, a empresa oferece as recomendações orgânicas, ou seja, outros conteúdos produzidos pelos publishers que tenham aderência ao perfil daquele usuário.

03“Com os nossos algoritmos, conseguimos contribuir para a otimização de resultados importantes para os publishers, como, por exemplo, o aumento do engajamento com o conteúdo, diminuição de bounce rate, aumento do time spent e pageviews. Além disso, nosso modelo de negócio é baseado em revenue share, ou seja, representamos uma nova fonte de receita para essa indústria que busca novas formas de monetização de suas plataformas digitais”, explica Luiz Biagiotti, country manager da operação da Outbrain no Brasil.

As marcas por sua vez se valem deste ambiente premium e do momento de consumo de conteúdo escolhido pelo próprio usuário, para oferecer informações sobre seus produtos de maneira não intrusiva e super segmentada — o que garante um alto engajamento.

Resultados reais

04Muitos outros clientes também já comprovaram os resultados que a plataforma da Outbrain pode oferecer. É o que comprova o estudo The Total Economic Impact™ Of Outbrain Amplify, conduzido pela Forrester Consulting, que avaliou junto a sete clientes da Outbrain os benefícios e o potencial que a companhia possui para ajudar empresas a melhorar o engajamento do consumidor e as oportunidades de receita.

Estes clientes usaram a plataforma Outbrain Amplify para promover o conteúdo visando atender uma gama de metas para as suas campanhas de marketing, já que haviam notado que os seus canais de publicidade online tradicionais estavam sendo menos eficazes ao longo do tempo, ou visando explorar novas ferramentas online que poderiam expandir o seu alcance.

05

06“A Outbrain representa uma maneira nova e eficaz de direcionar tráfego a um conteúdo para o qual a marca queira dar visibilidade. Além disso permite a geração de leads qualificado, incrementando vendas e diminuindo o custo por aquisição. Ao promover as recomendações dentro de uma rede com fontes respeitáveis, como aquela formada por nossos parceiros, conseguimos intensificar o engajamento e entregar resulta dos muito superiores àqueles oferecidos pelos canais tradicionais de mídia online”, conclui Luiz.

07

 

Publicidade