Compreender as audiências nos mais diversos canais de mídia, entender como a publicidade e a comunicação estão performando, prover dados e informações precisas e ágeis para seus clientes, onde eles desejarem e quando desejarem. Essas são algumas das missões e objetivos da comScore em todo o mundo. Algo que, pelo seu histórico notoriamente comprovado desde sua fundação em 1999, na cidade de Reston, no Estado da Virginia, nos EUA, a companhia vem conseguindo cumprir com êxito e qualidade indiscutíveis.
Qualificando-se como uma “companhia global de mensuração e analytics que torna as audiências e a publicidade mais valiosas”, o que a comScore faz está hoje na linha de frente das primeiras necessidades de qualquer gestor de marca, seja ele uma agência ou seja ele um anunciante.
A empresa é hoje líder em internet technology acompanhando e medindo o que as pessoas fazem, na medida em que navegam pelo universo digital. Os dados captados nessa jornada online são transformados em informação e insights, que provêm sólida base de decisão para que seus clientes otimizem seus investimentos em marketing digital.
Essas informações e insights não são genéricas. Cada cliente tem assegurado um atendimento e uma abordagem específica para cada uma de suas necessidades e objetivos estratégicos.
Além disso, os resultados de cada trabalho são apresentados de forma acessível para todas as empresas e seus gestores, garantindo precisão e confiabilidade em todos os projetos.
O resultado final de todo esse criterioso processo técnico e tecnológico é o estreitamento dos laços existentes entre as companhias e seus públicos, atraindo novos clientes, aumentando tanto as vendas on-line como as off-line, além de reduzir custos e finalmente otimizar o ROI de seus esforços de marketing.
Luciana Burguer – Managing Director Brasil
Como conta Luciana Burger, Managing Director Brasil da companhia, “conseguimos ser reconhecidos no País em muito pouco tempo como referência quando se fala em ampliar o conhecimento dos usuários digitais neste mercado. Nossos estudos são já bastante conhecidos e utilizados. Essa abordagem se sofisticou na medida em que incluímos também uma visão mais abrangente do que apenas a web. Hoje mapeamos com precisão o ambiente digital por completo, todos os pontos de contato ao longo da jornada dos usuários, em todos os devices e em todos os ambientes de conteúdo e relacionamento existentes. Dizemos que mapeamos os 360 graus das pessoas”.
O mercado brasileiro terá acesso, em breve, ao painel mobile que a empresa lançará no País, que permite o cruzamento dos dados de behavior dos usários na web com seu comportamento nas plataformas móveis, ferramenta hoje cada vez de maior valor em função da penetração do mobile na vida das pessoas.
Luciana destaca ainda que na estratégia de expansão da companhia no País, ganha especial peso e atenção todo um outro conjunto de soluções tecnológicas da comScore, ligado às áreas de validação das audiências digitais, analytics, mensurações em social e em vídeos, entre outras, que asseguram alta qualificação das informações e dados dessas audiências.
ComScore Industry Trust: Como confiar de verdade nas transações programáticas?
Existe qualidade nas transações programáticas hoje no Brasil? Os compradores recebem mesmo as impressões pelas quais pagaram? Os vendedores recebem o valor total ou uma parcela não chega até eles?
Há hoje em todos os mercados, não só no Brasil, um grau determinado de desconfiança com relação a parte das transações feitas via plataformas programáticas.
ComScore Industry Trust é a solução da companhia para esse problema, que cada vez mais parece tirar o sono de quem faz a gestão dos investimentos em mídia online.
A solução é uma iniciativa de múltiplas fases desenhada para permitir transações programáticas confiáveis e de qualidade entre compradores e vendedores. Oferece uma maneira pró ativa de aumentar a qualidade dos inventários e criar um mercado confiável que beneficie o ecossistema digital. Com Industry Trust, os anunciantes podem comprar impressões de maneira programática mediante o uso das mesmas métricas da comScore que utilizam para comprar anúncios tradicionais, incluindo as métricas de MMX Multiplataforma e as do Validated Campaign Essentials (vCE). (Mais informações sobre o comScore Industry Trust e as métricas utilizadas pela comScore estão disponíveis no site www.comscore.com/por/).
O Brasil Digital, segundo a ComScore
Entre as várias atividades e projetos de estudos permanentes que a comScore desenvolve em vários países do mundo, sendo referência quando se fala de indicadores confiáveis e de ponta no mundo digital e no ecossistema da comunicação em geral, estão os levantamentos sobre perfil e hábitos de uso do consumidor nas mais diversas plataformas de interação online.
Um dos principais estudos desenvolvidos pela companhia nessa área é o painel Digital Future in Focus e o Brasil foi um dos mercados em que ele foi realizado.
Entre os muitos achados especiais que resultaram desse projeto estão a constatação de que o internauta brasileiro tem seu comportamento impactado não só pelas novas formas de consumo de conteúdo, mas também na forma como acessa a internet, transformando-se definitivamente num usuário multi-plataformas.
Novos dispositivos estão ajudando a construir uma nova era digital, que por sua vez está gerando novas direções e oportunidades para anunciantes e agentes de mídia no País.
Alguns dos fatos que marcaram a internet nos últimos meses podem ser destacados, nesse contexto:
• O Brasil é o segundo maior mercado do mundo em termos de volume de impressões mensais, com mais de 198 bilhões de impressões entregues apenas no primeiro trimestre de 2015;
• Quase metade da audiência brasileira já consome conteúdos digitais através de mais de um dispositivo;
• Quase 9 milhões de internautas no Brasil acessam a internet exclusivamente de seus tablets e celulares;
• O tempo gasto por visitante em desktop caiu 8,9% nos últimos meses e o tempo por view já é maior no mobile do que em desktops.
Trata-se, portanto, de um País que se engaja hoje em várias das macro-tendências internacionais, tendo seus usuários web cada vez mais conectados e cada vez mais consumidores maduros dos meios e conteúdos no mundo digital.
Em outro dos levantamentos da comScore intitulado The Impacts of Brazil’s Economy and Politics in Social Media, descobrimos como fatos relevantes recentes da realidade brasileira, como as eleições, as manifestações, o escândalo da Petrobras e a escassez de água no País impactaram nas redes sociais e como, na via inversa, as redes sociais impactaram socialmente a população em cada um desses grandes movimentos.
Como medir performance e efetividade pode aumentar o ROI
É certo que tanto performance quanto efetividade dos investimentos em comunicação digital podem influenciar positivamente no ROI e que, através dessa mensuração, é possível auxiliar os gestores de marketing e suas agências na tomada das melhores decisões de investimento.
Há boas e más notícias para quem busca hoje certezas e otimização de resultados no ambiente digital, como revela o estudo The Value of Digital Ad.
A realidade da mensuração digital de publicidade hoje é muitas vezes mais complexa do que precisaria ser, em razão de questões como a fraude e a viewability. A busca por impressões realmente “limpas”, ou seja, confiáveis, tornou-se um desafio enorme. E a existência de inúmeras formas de medir resultados torna essa tarefa ainda mais desafiadora. Essa é a má notícia.
Mas há também uma boa notícia que oferece uma abundância de razões para otimismo entre compradores e vendedores de mídia online. As técnicas e tecnologias de mensuração tem feito grandes avanços nos últimos anos e a capacidade para contabilizar as impressões de real qualidade nunca foi tão fácil e nunca foi também tão precisa.
Soluções holísticas, integradas, permitem hoje o alinhamento do desempenho da publicidade online e da eficácia de cada peça. Na verdade, embora essa eficácia esteja já em patamares bastante altos, na visão da comScore há ainda muito a melhorar e muito espaço para incrementar ainda mais todas as otimizações, resultando em ganhos ainda maiores para os anunciantes e suas agências.
Uma das mais recentes ferramentas da comScore a serviço do aumento de toda essa eficácia é seu poderoso instrumento de captação de dados cruzados entre o consumo de conteúdos das plataformas de TV e as interseções e influências mútuas com o mundo digital.
Lançado nos EUA e chamado de comScore xMedia, este novo recurso da companhia faz análises comparadas dos dois mais poderosos ambientes de comunicação hoje a disposição das marcas.
Através dele, fica mais precisa agora a análise de como fazer investimentos em ambos os meios e como rentabilizar ao máximo cada um dos possíveis cruzamentos, com indiscutíveis ganhos de performance.
O case Kellogg
A medida em que a Kellogg continua a mover uma parcela cada vez maior de seus dólares para a publicidade digital, suas equipes de marketing e de Consumer Insights desenvolveram dinâmicas de acompanhamento para ajudar a sistematizar sua abordagem estratégica para planejar, executar e medir a eficácia da publicidade digital de suas marcas.
Uma significativa parcela dos investimentos em mídia da companhia é hoje feito pelas plataformas de mídia programática, o que lhes assegura eficácia quando é preciso entregar comunicação altamente segmentada.
Para maximizar ainda mais essa eficácia, cada campanha digital é monitorada em bases contínuas utilizando a VCE ™ – comScore Validated Campaign Essentials™ , que alimenta de dados tanto a Kellogg quanto suas agências, em uma velocidade próxima do tempo real.
Kellogg usa a solução Marketing Mix Models da comScore para avaliar a eficácia cruzada dos vários elementos do seu marketing mix. Os resultados de dois modelos comparados mostram um aumento no ROI de 5x e 6x para a publicidade digital da companhia, desde que a Kellogg começou a usar os serviços de efetividade em publicidade da comScore para melhorar os seus planos de mídia . Na medida em que a Kellogg otimizar os seus controles de viewability com as ferrramentas comScore, a expectativa é que seus números de ROI aumentem ainda mais.