Mais de cem milhões de brasileiros estão conectados à internet e cerca de 80% deles usam as redes sociais. Cada dia mais, as informações de comportamento e interesse dos consumidores são registradas em diversos canais — milhões de sites espalhados pelo mundo, uma infinidade de acessos a buscadores para realizar pesquisas, celulares, tablets, redes sociais como LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, Periscope, Snapchat, WhatsApp, sem falar em aplicativos e serviços de geolocalização. São milhares de consumidores que buscam informações sobre produtos e serviços, onde quer que estejam.

Um volume de informações que cresce a cada dia e é primordial para as estratégias de marketing. Não à toa, um dos maiores desafios dos executivos da área hoje é conseguir peneirar essa avalanche de dados de forma relevante a favor da marca. “O mundo do marketing digital está cada vez mais controlado por dados e os profissionais de marketing têm acesso a múltiplas fontes de informações como nunca foi possível antes. Quando bem utilizados, esses dados dos consumidores podem mostrar claramente o caminho das conversões e construir estratégias mais fortes e eficientes”, avalia Edmardo Galli, CEO Latam da IgnitionOne. O principal desafio deixou de ser conseguir informações sobre os consumidores. Agora, profissionais de marketing e agências precisam lutar contra uma sobrecarga de detalhes e não conseguem atribuir relevância às informações para impactar significativamente os resultados das campanhas. À medida que os dados dos consumidores se tornaram cada vez mais acessíveis, a maneira como se utiliza essa informação transformou-se em um problema real, que está entre os principais desafios dos CMOs atualmente. Plataformas de gerenciamento de dados, hubs de marketing e soluções de coleta de dados oferecem um fluxo constante de estatísticas e fatos sobre audiências em potencial.

Untitled-1O que deviam ser pepitas de ouro para o marketing das marcas, na maioria das vezes ainda não são. É comum encontrar consumidores irritados por abordagens exageradas, sem personalização e pouco assertivas nos canais digitais, que em sua maioria não possuem integração com as ações off-line. Isso porque um único erro de interpretação pode levar a uma campanha totalmente ineficaz. Para conseguir fugir dessa armadilha, é importante entender os diferentes tipos de medidas — também chamadas de “escalas” — e o que está por trás dos motores de decisão e suas diferenças. Um dos maiores problemas
para interpretar esses dados e criar ações que de fato tragam resultados para as marcas é a pulverização de fornecedores. “O ideal é ter uma solução única de big data, com uma fonte única de dados para impulsionar insights funcionais para a sua empresa”, explica Galli. É o sonho de qualquer profissional de marketing, a solução que consegue entender os consumidores, determinar os interesses por produtos e propensão de compra para cada visitante do site em tempo real e mostrar o anúncio certo, para o consumidor certo, na hora certa, pelo preço certo, otimizando os gastos com mídia e a assertividade da comunicação.

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Edmardo Galli. CEO Latam da IgnitionOne
Edmardo Galli. CEO Latam da IgnitionOne

“O mundo do marketing digital está cada vez mais controlado por dados e os profissionais de marketing tem acesso a múltiplas fontes de informações como nunca foi possível antes. Esses dados dos consumidores podem mostrar claramente o caminho das convergências mais fortes e eficientes.”

É o que faz a IgnitionOne, líder global em soluções de marketing digital em nuvem. O Marketing Cloud da IgnitionOne, com uma robusta plataforma de gestão de dados (DMP) em sua essência, simplifica o trabalho dos profissionais de marketing, fornecendo uma plataforma integrada com soluções que impulsionam, de maneira significativa, a performance do marketing digital em todos os dispositivos. O Marketing Cloud da IgnitionOne permite que os clientes centralizem, gerenciem e otimizem Search, Display, Rede Social e Mobile, e realizem atribuição cross-channel enquanto otimizam as conversões no site com a Automação de Marketing. No centro das soluções da IgnitionOne, está o exclusivo Algoritmo de Scoring de Engajamento, que determina o valor de cada usuário para que a mensagem certa seja apresentada na hora certa, pelo custo certo, no canal certo. Na solução da IgnitionOne, o scoring do usuário mede o comportamento histórico e em tempo real de cada indivíduo visitando o site de uma empresa. O algoritmo dá aos visitantes uma pontuação baseada no seu comportamento, refletindo seus interesses e propensão a compra, o que dá aos profissionais de marketing uma visão 360° de cada prospect. “É como ligar os pontos — a compreensão de como cada aspecto do comportamento do consumidor em múltiplos canais, acaba por afetar o seu status de potencial cliente”, afirma Galli. Uma vez que a pontuação foi atribuída, a plataforma da IgnitionOne, em seguida, fornece mensagens personalizadas, direcionadas para cada.

Uma fabricante de automóveis de luxo e cliente da IgnitionOne há quatro anos, precisava melhorar os KPIs, manter o custo por lead de benchmark e alcançar uma taxa de visibilidade acima da média. Utilizando o Score-Powered Display para atingir visitantes do site, mostrando anúncios direcionados que os redirecionavam de volta ao site do fabricante para completar a ação desejada, a IgnitionOne usou estratégias robustas de Data-Driven Prospecting para atingir uma nova audiência altamente qualificada. Para atingir os objetivos, foram identificados os usuários mais interessados e descobertos novos prospects com atributos semelhantes. Também foi realizado conquest competitivo, geolocalizando concessionárias de concorrentes, para estabelecer uma compreensão abrangente do ambiente competitivo e envolver novos clientes. Foram construídos segmentos de dados proprietários, modelados a partir de dados first-party de CRM do cliente e aprimorados com segmentos de dados exclusivos do POLK Automotive e outros segmentos 3rd party.

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“Nossa equipe de data Science, construiu os segmentos ao olhar para as características dos clientes, tais como proprietários de carros de luxo, proprietários de várias casas e os rendimentos das famílias”, conta Galli A partir disso, foram entregues mensagens relevantes em tempo real para o público alvo com base no conteúdo que foi visto e em palavras-chaves que o internauta procurou. A campanha superou os objetivos do cliente: excedeu a expectativa de viewability em 16,7% e superou a meta de CPL em 50%. Devido ao sucesso da campanha, a fabricante ofereceu a IgnitionOne 300% de aumento do budget e 133% de aumento das Áreas de Marketing Designadas (DMAs). Os próximos passos serão direcionados para brand awareness, em vez de aquisição de leads, que era o foco no passado. Isso permitirá que o cliente possa compartilhar sua história e, assim, se conectar com o consumidor. A solução mobile da IgnitionOne permitirá que o cliente ache consumidores de alto valor em qualquer dispositivo que estejam usando, o que irá impactar audiências mobile selecionadas, incluindo hyper local geotargeting em escala, fornecendo insights de local, otimização de campanha e analytics visuais. Os criativos de alto impacto da IgnitionOne irão utilizar imagem, som e movimento de acordo com a marca do cliente. Isso porque as unidades têm a capacidade de trabalhar juntamente com localizadores de loja, widgets sociais, vídeos e mais. Combinada a táticas já existentes, a campanha estendida irá oferecer uma visão 360° completa dos comportamentos, intenções de compra e jornadas de compra dos consumidores em tempo real. Outra montadora de carros global também conquistou resultados expressivos com a IgnitionOne, desta vez com foco em redes sociais, como o Facebook. “Em usuário com base em onde eles estão no ciclo de vida do cliente. Scoring, ou Score-Powered, é uma ferramenta poderosa, que pode ser combinada com outras abordagens para resultados de conversão ainda melhores. Por exemplo, quando combinado com o Facebook Custom Audiences, o Score da IgnitionOne aumentou tanto o engajamento, quanto as conversões. O scoring também pode ser usado para impulsionar campanhas de display, permitindo bids mais precisos que podem garantir que os consumidores certos estão vendo mensagens personalizadas sob medida para seus interesses. O Score-Powered funciona. Os clientes da IgnitionOne que o utilizaram em Website Personalization, search, e-mail e Facebook, obtiveram resultados que vão desde um aumento de 20 vezes no ROAS, até um aumento em conversões de 360%.

Crescimento acelerado
Com presença global de mais de 450 colaboradores em 17 escritórios em dez países, figura entre as maiores empresas de capital privado da indústria de tecnologia de marketing. Atualmente, atende as maiores empresas e indústrias dos segmentos automotivo, de turismo, varejo de luxo e do setor financeiro. Apesar da crise econômica no Brasil, a empresa está em ampla expansão. É uma das empresas digitais que mais cresceram na América Latina nos últimos cinco anos. “Temos uma estratégia diferenciada.

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Todos os departamentos suportam as vendas, o que garante uma entrega de alto nível, e contamos um time distinto”, afirma Galli. Para o executivo, as crises aceleram a adoção do digital por parte das empresas. “Aconteceu isso nos Estados Unidos e na Europa. Quando a crise aperta, as empresas, que estavam acostumadas a investir em canais tradicionais, começam a buscar alternativas mais eficazes, baratas e efetivas”. Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu acima de 100% no Brasil. No último trimestre, esse número chegou a 156%.

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particular, as Custom Audiences do Facebook se tornaram, comprovadamente, uma poderosa ferramenta de remarketing em cross-device durante a fase de consideração. Com a IgnitionOne, as marcas podem levar o desempenho do Facebook ainda mais longe”, explica Galli. Isso porque, em um dia qualquer, um cliente visita um site e navega por ele, mas não converte. Isso abre a oportunidade de realizar um remarketing com esse indivíduo nas mídias sociais usando Custom Audiences, permitindo trabalhar com um alcance direcionado, mesmo em mobile. Para conseguir isso, as Custom Audiences utilizam-se de uma abordagem baseada em regras para determinar quais indivíduos devem ser impactados com mensagens específicas. Ao utilizar o Score de Engajamento da IgnitionOne para ajudar na criação de Custom Audiences específicas, os indivíduos podem ser agrupados em audiências claramente definidas com base no nível de engajamento e interesse global. O uso de dados e do algoritmo do Score juntamente às capacidades de redirecionamento já robustas do Facebook permite resultados impressionantes. A equipe da IgnitionOne trabalhou recentemente com a equipe de uma montadora automotiva para testar o desempenho de uma Custom Audience “padrão”, contra uma Custom Audience suportada pela IgnitionOne. A fabricante teve, historicamente, algum sucesso com retargeting com o Facebook, mas estava aberta para buscar resultados ainda mais expressivos. As audiências de teste criadas eram similares em tamanho e gastos de mídia. A Custom Audience projetada usando o Score de Engajamento da IgnitionOne mostrou um aumento de 87% do CTR do site e um aumento impressionante de 360% nas taxas de conversão em comparação com a abordagem das Custom Audiences “padrão”. Resultados que impressionam até empresas que já estão acostumadas com bons retornos do investimento.

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