Com a popularização da internet e o crescimento das mídias sociais, as informações de comportamento e interesse dos consumidores são registradas em diversos canais. São mais de 600 milhões de sites espalhados pelo mundo, uma infinidade de acessos a buscadores para realizar pesquisas, mais de seis bilhões de celulares, sem falar em tablets e redes sociais como LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, Periscope, Snap Chat, WhatsApp. Incluindo também aplicativos, anúncios e conteúdos clicáveis como vídeos, é possível coletar uma vasta quantidade de informações sobre o comportamento online das pessoas.
Com esse volume de informações que cresce a cada dia, é quase impossível peneirar os dados mais relevantes e usá-los a favor do marketing. Os CMOs enfrentam, hoje, um grande desafio. Isso porque 75% dos CEOs das maiores companhias cobram que as estratégias de marketing sejam cada dia mais focadas nos resultados. Além de focar no ROI, os gestores de marketing também passaram a ser os responsáveis por inovar e conduzirem as empresas para a era digital.
“Hoje, as empresas precisam fazer cada vez mais com menos investimento. Na perspectiva do marketing, o foco em digital aparece com uma força muito grande. Com o marketing digital, é possível gastar menos e ter uma diversidade maior em investimentos”, afirma Jorge Toledo, diretor sênior de Vendas da Divisão Oracle Marketing Cloud para a América Latina.
Neste contexto, o melhor caminho para os gestores de marketing é embarcar no marketing moderno. No novo marketing, um dos principais desafios são os múltiplos canais. É preciso oferecer uma experiência consistente para o cliente, com mensagens personalizadas em todos os pontos de contatos, físicos e digitais. O que os consumidores esperam é que as companhias saibam ligar os pontos das experiências que eles vivem. Em geral, eles recebem promoções aleatórias, mensagens e conteúdo, como estivessem realizando a primeira interação, sem mapear os seus interesses.
Hoje, mais do que nunca, é preciso utilizar o ecossistema do marketing, que vem crescendo rapidamente com softwares como serviço e serviços baseados na web, para utilizar a tecnologia para alimentar a experiência dos consumidores de forma mais efetiva. Para resolver essa questão, a Oracle conta com uma suíte de ferramentas, o Oracle Marketing Cloud. As soluções foram pensadas para permitir que os CMOs foquem seus esforços nas experiências significativas dos consumidores, independente de qual canal utilizam — web, mobile, social ou qualquer outro.
Para Jorge Toledo, o marketing está vivendo uma mudança de paradigmas. “As empresas não precisam saber mais o nome dos seus clientes. Isso é uma forte mudança que aconteceu nos últimos dois anos. Antes, havia uma preocupação de saber o nome da pessoa, o e-mail, etc. Hoje, existe uma multidão de anônimos que está na internet e tem uma propensão de comprar o seu produto. Também existem os consumidores que as marcas identificam, mas é preciso saber oferecer a mensagem correta para os anônimos”, explica. Segundo o executivo, só é possível orquestrar as ações de marketing conhecendo melhor essas pessoas.
O grande diferencial do Oracle Marketing Cloud é que a solução suporta a diversidade de canais e permite a personalização. É capaz de identificar cada vez mais o cliente, seja alguém conhecido ou não, e saber o que ele está buscando. Segundo Toledo, para o futuro, o que está por vir é a consolidação dos dados. “Cada vez mais as áreas de marketing vão compartilhar dados e informações de uma empresa com a outra. Uma empresa de turismo, por exemplo, que tem muitas informações de viagens, e uma rede de hotéis. Elas podem e vão ser parceiras de negócios. Vão compartilhar dados pela nuvem. Isso irá permitir maior eficiência dos investimentos e garantir maiores informações estratégicas para os negócios”.
Multicanais: experiencia fragmentada
A explosão de canais digitais que vivemos criou uma experiência fragmentada dos consumidores. Apenas 21% dos clientes dizem que recebem uma experiência sob medida e 79% deles estão frustrados com as experiências de marketing inconsistentes das empresas. O conteúdo oferecido pelas marcas não ressoa nos consumidores, 70% do conteúdo de marketing de hoje não é usada por eles.
Em canais sociais, a experiência pode ser ainda mais impessoal. No Facebook, por exemplo, apenas 16% das mensagens das marcas são entregues da maneira que os consumidores esperam e cerca de 15% dos anúncios são personalizados. Dados que mostram o enorme potencial que as marcas estão desperdiçando para aumentar o relacionamento com os consumidores e transformar o desejo de compra em resultado real.
Hoje, apenas 12% dos gestores de marketing utilizam um sistema integrado. O Oracle Marketing Cloud fornece soluções para os líderes de marketing com base em dados para unificar recursos e capacitar equipes no modelo de marketing moderno com entrega de mensagens totalmente personalizadas, com uma melhor experiência dos consumidores em cada canal. Construído em uma plataforma aberta, a solução pode integrar todos os sistemas para melhorar a comunicação e gerar melhores receitas.
Para ajudar os CMOs a enfrentarem esses desafios, a Oracle criou o Guia de Fundamentos do Marketing Moderno, sobre Marketing Multicanal. O documento oferece aos líderes e profissionais de marketing a oportunidade de complementar suas estratégias com insights úteis e dicas sobre como implementar uma estratégia multicanal em suas empresas. Para acessar o Guia do Marketing Multicanal, clique aqui.
Por que Oracle Marketing Cloud?
1. Obtenha o máximo valor do big data
A Oracle é a única provedora de tecnologia para Marketing que consegue coletar, agregar e enriquecer de forma orgânica os dados dos clientes em todos os canais de Marketing. Com uma fonte centralizada de informação, as equipes de Marketing podem oferecer experiências personalizadas que resultem em mais receita e contribuam para a retenção e fidelização do cliente ideal.
2. Entregue conteúdo personalizado no contexto certo
Ao planejar, alinhar e oferecer conteúdo relevante em cada etapa da jornada do cliente, as equipes de Marketing podem acelerar os caminhos de compra, melhorar as taxas de conversão e aumentar a fidelidade a sua marca.
3. Unifique seus recursos de Marketing em uma plataforma aberta
A tecnologia de Marketing na nuvem pode ser utilizada em diversos formatos e tamanhos. Com uma plataforma aberta, as equipes de Marketing podem integrar as diferentes fontes de dados, tecnologias e processos que utilizam hoje na gestão da experiência do cliente.
Lojas Colombo usa solução para impulsionar vendas online
As Lojas Colombo, cliente das soluções Oracle Marketing Cloud desde Dezembro de 2012, é uma dos maiores varejistas no Sul do Brasil há mais de 50 anos. Para impulsionar as vendas online, a varejista decidiu estabelecer e manter relações mais fortes com os consumidores. Essa estratégia permitiu que a companhia gerasse uma base de 2,3 milhões de clientes. Para expandir sua presença na região, a empresa buscou um parceiro para ajudar na implementação de um sistema de automação de marketing para acompanhar a jornada de compras dos clientes.
Os principais desafios eram crescer a base de clientes em seu e-commerce e reforçar a lealdades deles. Junto com Pmweb, parceira da Oracle, investiu em soluções para comercialização em vários canais, gestão de conteúdo de marketing, marketing social, definição e segmentação.
Os resultados chamaram a atenção dos gestores das Lojas Colombo. Com a solução, houve um aumento de 80% do tráfego de clientes recorrentes na web, os níveis de engajamento foram melhorados com taxa de até 2,9 vezes maior que a média do mercado. Também foi alcançada um resultado 22 a 55 vezes maiores de campanhas de e-mails automatizados.
Com a ajuda do Oracle Gold Partner Pmweb, as Lojas Colombo implementaram a solução do Oracle Marketing Cloud na nuvem para desenvolver um programa de ciclo de vida que consiste em um conjunto de campanhas de automação de marketing. Agora, quando os clientes visitam o site da empresa, eles recebem um e-mail de boas-vindas que também os convida a se envolver mais com as Lojas Colombo nas mídias sociais.
Os clientes passaram a receber mensagens personalizadas por e-mails com base em seus perfis pessoais e atividades de navegação no website, incluindo mensagens de aniversário, lembretes de abandono do carrinho de compra, alertas de preços mais baixos e notificações de cross-selling. Com essas ações, 80% dos clientes online que visitam o site da empresa interagem com a marca em outros canais.
Marketing Moderno
4 maneiras de atrair e reter os consumidores com o Oracle Marketing Cloud
1 – Marketing Multicanal: Criar experiência consistentes e mensagens personalizadas, como promoções em diversos canais – web, social, aplicativos, mobile, e-mail, ou qualquer canal digital. Atrair e reter clientes que geram receita, permanecem leais e tornam-se defensores da marca.
2 – Marketing de Conteúdo: Planejar, produzir e entregar conteúdo em todo o ciclo de compra do cliente, alinhando conteúdo atraente ao comportamento do cliente em cada fase. Aumentar engajamento, acelerar a conversão e melhorar a retenção.
3 – Marketing Social: Ouça, analise e envolva pessoalmente os clientes por meio de milhões de conversas, discussões e conexões em redes sociais.
4 – Dados: Agregar, enriquecer e analisar os dados para garantir uma visão mais abrangente de cada consumidor e assim poder personalizar a comunicação e as experiências. Criar uma única fonte de dados dos clientes para desenvolver personas e antecipar comportamentos.
Só a Oracle oferece uma plataforma unificada de Marketing moderno com cross-channel integrado – marketing, marketing de conteúdo, marketing social, e gerenciamento de dados para empresas B2B e B2C dos mais diversos tamanhos e setores. Tudo projetado para ajudar os gestores de marketing a gerar clientes ideais.
Dados da Oracle no mundo