Na era do conhecimento, a tecnologia permitiu que qualquer pessoa produza conteúdo, a qualquer momento e em todos os lugares. A cultura contemporânea gerou uma relação profunda entre a vida social e as tecnologias digitais, fazendo com que as inovações tecnológicas despertassem novos comportamentos e atitudes dos consumidores. Dessa forma, elas não estão presas mais apenas a ligações telefônicas. Os dispositivos móveis permitem o contato direto por aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais e SMS. Dessa forma, é possível pedir a opinião sobre uma decisão de compra não só para um único amigo, mas para milhares de pessoas ao mesmo tempo, com a possibilidade de obter respostas instantâneas e relevantes.
Sendo assim, novos atributos passaram a fazer diferença na geração de valor para as marcas, como velocidade de alcance, contexto, tempo real e profundidade. Junto com a mudança no interesse das pessoas, o UOL também evoluiu ao longo dos anos. “As novas tecnologias no mercado de publicidade vêm mudando significativamente a maneira como fazemos negócios. Há alguns anos éramos um portal com uma audiência gigantesca, e anunciantes encontravam no UOL o local ideal para promover suas ofertas. Display era nosso forte e nossa homepage era a vitrine em que todo anunciante gostaria de estar. Tudo o que o mercado queria era volume de tráfego para seu site. Hoje, somos a primeira publisher trading desk do Brasil, oferecendo mídia nas propriedades não só no UOL mas em qualquer inventário disponível no ambiente programático. Nossos diferenciais são o foco em conteúdo premium, segmentação com dados únicos e granulares, profundo entendimento das plataformas de tecnologia e expertise na gestão das campanhas”, afirma André Vinicius, diretor de publicidade e e-commerce do UOL.
Com isso, as informações de comportamento e interesse dos consumidores passaram a ser registradas em diversos canais. São milhares de sites de conteúdo, buscadores de todos os tipos e redes sociais – tudo isso em no mínimo duas telas. Incluindo também aplicativos, anúncios e conteúdos clicáveis como vídeos, é possível coletar uma vasta quantidade de informações sobre o comportamento online das pessoas.
Com esse volume de informações que cresce a cada dia, o desafio é escolher, organizar os dados mais relevantes e usá-los a favor do marketing. Na era do big data, a tecnologia trouxe novos players para o mercado. Inicialmente, produtores de conteúdo disponibilizavam parte de seu inventário para empresas intermediárias que dominavam o território adtech. Mas este cenário mudou: o UOL, com plataformas próprias e parceiros estratégicos, já oferece soluções completas para os anunciantes.
Agora, campanhas de branding e performance passaram a ter métricas de sucesso específicas e muito mais claras do que no passado. Para isso, o UOL contou com sua equipe robusta de P&D para desenvolver tecnologia própria para entrega de publicidade. Além disso, realizou alianças com parceiros estratégicos para explorar ao máximo todas as suas propriedades e garantir resultados mais eficientes aos anunciantes.
Entre os players de mídia digital, não se pode mais olhar o UOL apenas como um produtor de conteúdo. Suas soluções foram revistas e organizadas em três pilares: Mídia, Conteúdo e Tecnologia. Na área de mídia, a empresa oferece soluções de branding, performance, native ads, cross-device, venda direta e programática. Além da produção de conteúdo jornalístico, o UOL hoje tem o Content Lab, equipe focada na produção e desenvolvimento de branded content, patrocínios, cobertura e criação de eventos e transmissões ao vivo. A tecnologia também passou a ser um dos pilares que sustentam as ações do UOL, com o desenvolvimento de inteligência de dados, serviços de DSP, DMP, Adserving, richmedia, DCO (dynamic creative optimization) e retargeting.
A estrutura interna se especializou para acompanhar os avanços do mercado. O UOL continua sendo líder em audiência com conteúdo próprio e de alto padrão editorial, e além disso, a empresa conta com uma das mais completas e bem avaliadas equipes comerciais do setor. Além de profissionais de atendimento, o anunciante conta com o suporte de especialistas em mídia, audiência, adtech, ambiente programático e soluções completas de “content marketing”. Conta com dados ricos e exclusivos da base de usuários de diversos produtos e serviços do grupo, entre elas o PagSeguro, além dos dados de comportamento de navegação no mais vasto e completo conteúdo em língua portuguesa.
Como fase mais avançada desse projeto, o UOL já começa a operar como a primeira Publisher Trading Desk do Brasil, oferecendo soluções de audience extension e compra de mídia programática para anunciantes.
Criação dinâmica de peças quadruplica resultados
Imagine descobrir a reação do usuário a uma peça de mídia na hora em que ela é exibida e utilizar essa informação para melhorar a interação da sua marca com o público. É exatamente isso que o Dynad, plataforma adquirida pelo UOL em 2014, é capaz de fazer.
O DynAd é um adserver orientado a resultados e com recursos de mídia avançada. A plataforma dispõe de tecnologias-chave para as demandas atuais do mercado, como: retargeting/DCO (Dynamic Creative Optimization), que tem como objetivo, no momento exato da impressão, definir o criativo certo com o conteúdo apropriado para cada indivíduo; self learning, tecnologia que aprimora continuamente as campanhas por meio de testes A/B considerando cliques, conversões e faturamento; geotargeting, que direciona criativos de acordo com a localização e até condições climáticas na cidade onde está o usuário e DMP (Data Management Platform), integrando-se às informações das principais agregadoras de dados do mercado, como a TailTarget, para melhorar os resultados.
Importantes anunciantes do mercado, como Dafiti, Hotel Urbano, Fastshop, Netshoes e TAM, vêm utilizando com sucesso a plataforma como ferramenta de performance e gestão. “Em nosso contato constante com grandes investidores de mídia digital fica claro que hoje a regra é comprar onde há retorno efetivo. Neste cenário nos sentimos bastante confortáveis em oferecer nossa tecnologia para maximizar os resultados nos espaços já consagrados e aumentar o leque trazendo oportunidades que não seriam viáveis sem inovação”, afirma Themis Vassiliadis, co-fundador do DynAd.
Com essa aquisição, o UOL se reafirma como protagonista no cenário da conversão com os principais atributos que um player precisa ter para garantir o ROI de seus clientes. O DynAd reúne a melhor tecnologia do momento para a produção de campanhas em todos os seus elementos de layout e funcionalidade, garantindo uma surpreendente média de conversão 4 vezes maior do que a identificada em campanhas tradicionais.
Para o lançamento do e-commerce da Ambev “Empório da Cerveja”, a agência Blinks contou com o UOL como parceiro estratégico. O objetivo era entregar performance de vendas com alta rentabilidade. Para a ação, o UOL forneceu serviços de mídia e tecnologia. Apesar de todo foco em conversão, a utilização de diversos formatos e a gestão minuciosa da campanha fez com que o novo serviço se tornasse conhecido pelo público-alvo, gerando consideração, ativação de leads e vendas efetivas.
A equipe de “Data Science” fez um estudo detalhado do perfil da audiência do e-commerce e criou clusters do target para ações de mídia com precisão de entrega. Em tempo real, o núcleo de otimização acompanhou os resultados obtidos e ajustou a campanha para melhor desempenho por ROI. Também foram criadas listas de retargeting, influenciando assim o funil de conversão.
A campanha começou a converter vendas já no primeiro dia de atividade. As otimizações realizadas pela equipe do UOL resultaram num CPA final 10 vezes menor que o CPA alcançado na primeira semana. Com todo suporte da agência Blinks e o trabalho de acompanhamento que foi feito pelo veículo, o Empório da Cerveja atingiu todos os KPIs traçados para a campanha.